A tecnologia faz parte da rotina de diversos negócios e consegue trazer vários benefícios para os processos — e com hospitais não é diferente. Você sabe o que é um ERP Hospitalar? O uso desse tipo de sistema nos estabelecimentos de saúde pode trazer vantagens fundamentais para o melhor atendimento aos pacientes, além de otimizar a administração.
No entanto, se a sua instituição de saúde ainda não conta com essa ferramenta, é preciso aprender mais sobre ela. Desse modo, será possível entender os benefícios que um ERP proporciona para a gestão e otimizar os processos internos por meio da contratação de uma solução do tipo.
Para esclarecer o assunto, preparamos este post explicando o que é ERP Hospitalar, as vantagens dessa ferramenta e como contratar a ideal. Confira!
ERP é a sigla para Enterprise Resource Planning, que pode ser traduzido como planejamento de recursos empresariais. Na prática, ele é conhecido como sistema de gestão integrada. Esse é um software desenvolvido para viabilizar o gerenciamento dos diferentes setores de uma empresa de maneira automatizada, integrando e centralizando informações.
Para tanto, ele reúne diversas funcionalidades para reunir os dados relacionados a diferentes rotinas do negócio. Em um hospital, ele pode integrar informações sobre:
Em geral, o ERP funciona por diferentes módulos, proporcionando certa personalização na contratação. Contudo, o mais comum é buscar ferramentas mais completas. Afinal, hospitais e outros estabelecimentos de saúde possuem diversas rotinas que precisam ser corretamente observadas para que os atendimentos aconteçam da melhor forma.
A contratação de um ERP Hospitalar consegue trazer uma série de vantagens para o estabelecimento. Portanto, se você tem dúvidas sobre a contratação, continue lendo e saiba os benefícios de ter essa ferramenta na gestão!
Uma das principais vantagens é a melhora no atendimento ao paciente e seus familiares. Como o sistema consegue centralizar e integrar informações e processos, desde o registro de entrada até os procedimentos de alta se tornam mais ágeis.
Situações como realização de procedimentos adicionais e outras demandas que podem surgir durante os atendimentos e internações também têm andamento mais rápido. Isso porque a comunicação entre os diferentes setores se torna mais ágil e com menos erros.
Considerando a importância da agilidade nos atendimentos de saúde e da qualidade do tratamento ao paciente para os melhores resultados, esse é um diferencial bastante relevante.
Inclusive, os médicos e outros profissionais da saúde têm benefícios em suas rotinas de atendimento, contando com dados estruturados e mais completos para fechar diagnósticos e indicar tratamentos. Perceba, então, que não é apenas a gestão que terá vantagens com a contratação da ferramenta.
Os dados do hospital são extremamente sensíveis, envolvendo questões de saúde dos pacientes — que também são sigilosas. Ademais, o correto registro de todas as informações pode ser crucial para auxiliar em novos atendimentos, garantindo acesso ao histórico de tratamentos, por exemplo.
Com um ERP, todos os registros ficam seguros em um sistema criptografado, com acesso controlado por senha e hierarquias definidas. Ou seja, somente pessoas autorizadas poderão acessar os registros. Ainda, não há riscos de perdas ou danos aos documentos, como é comum em prontuários físicos.
Considerando que os documentos médicos podem ser necessários em diferentes situações — até mesmo em processos judiciais —, essa é uma característica que proporciona mais segurança para todos. O hospital, os profissionais da saúde, os pacientes e os familiares ficam protegidos quando os dados e documentos estão protegidos.
O hospital precisa ter uma série de insumos, como medicamentos, equipamentos e materiais para o atendimento, tais quais:
Nesse cenário, é preciso ter um bom controle dos estoques para manter volumes adequados de itens, evitando faltas durante os atendimentos, mas também sem gerar excessos que possam levar ao descarte, resultando em custos desnecessários.
Com um sistema, é possível ter um controle detalhado de entradas e saídas de cada item. Assim, a gestão pode acompanhar os volumes para fazer compras nos momentos ideais, além de obter dados para fazer projeções e identificar a estrutura mais adequada para os estoques.
A ferramenta também permite reduzir os custos no hospital. Isso acontece em diferentes setores e por motivos variados. Por exemplo, como ela ajuda na gestão das finanças, é possível reduzir os riscos de atrasar pagamentos (que geram multas e juros). Também é mais fácil identificar inadimplências para adotar medidas de cobrança e recuperar os valores.
Também há menos riscos de ficar sem insumos, que podem prejudicar tratamentos e gerar problemas no hospital. Do mesmo modo, há menos riscos de vazamentos de dados indevidos, perda de documentos e, até mesmo, erros na realização dos tratamentos. Logo, o estabelecimento fica menos suscetível a problemas que podem resultar em mais custos.
Para aproveitar todas as vantagens que um ERP Hospitalar proporciona, é preciso saber como escolher a ferramenta certa. Nesse sentido, o primeiro passo é listar quais são as necessidades da instituição de saúde e entender os processos internos. A partir disso, analise as opções do mercado, considerando:
Se você se interessou pela solução, vale conhecer o ERP TOTVS Saúde. Esse é um sistema completo para a gestão de hospitais, operadoras de plano de saúde e cooperativas médicas. Por meio das diferentes funcionalidades, ele permite:
Com tantos benefícios, fica fácil perceber a importância de contratar um ERP Hospitalar. Porém, não se esqueça de avaliar as soluções do mercado para encontrar aquela que atenda todas as necessidades do estabelecimento de saúde e, de fato, otimize a gestão do negócio.
Quer conhecer uma ótima solução para hospitais? Então conheça o TOTVS Saúde e conte com a consultoria EZ4 para adotar a ferramenta!