Que o impacto da covid-19 desolou diversos setores isso ninguém tem nenhuma dúvida. Impactos estes que serão sentidos a curto e longo prazo, certamente. Mas e quanto ao setor empresarial? O que fazer para se recuperar diante de tal cenário? Será que é necessário segurar um pouco mais os gastos ou investir pesado visando um planejamento de resultados imediatos? Bom, uma coisa é certa: a digitalização é sem dúvidas o principal caminho que elas precisam a seguir para alcançar o sucesso.
Segundo um estudo chamado “Covid-19 e o futuro dos negócios” feito pela IBM, seis em cada dez companhias agilizaram projetos de digitalização, e mais da metade dos executivos entrevistados priorizarão essa iniciativa para os próximos anos. O estudo ainda aponta que 51% planejam investir em cibersegurança e muitos deles tem planos de aumentar a automação em todas as funções do negócio. Para eles, a transformação digital será a prioridade para os próximos anos.
Em 2020, a Dell Technologies trouxe um levantamento mostrando que a pandemia impulsionou projetos de transformação digital em 87,5% das empresas no Brasil. Dentre os entrevistados nesse levantamento, 58,3% priorizaram investimentos em soluções que garantissem o trabalho remoto e home office, por exemplo. Um ponto interessante nesse levantamento é que 96% dos entrevistados reconheceram que a pandemia evidenciou a necessidade de ter uma infraestrutura de TI mais rápida e eficaz, mas apenas 44% afirmaram ter soluções tecnológicas adequadas para permitir que essa digitalização fosse acelerada.
Em uma matéria publicada pela BDO United States, eles destacam que organizações que adotam soluções digitais tem mais vantagens diante das adversidades – e consequentemente de seus concorrentes. Listamos abaixo as principais vantagens de empresas que abraçaram a digitalização em seus negócios.
Eles aproveitam tecnologias digitais para otimizar operações e automatizar processos manuais – resultando em maior velocidade, menos desperdício e mais foco em atividades geradoras de receita.
Seus funcionários já foram preparados para trabalhar remotamente, portanto, seu foco é alavancar a tecnologia de colaboração e ferramentas para maximizar a produtividade da força de trabalho e sustentar a cultura da empresa.
Eles estão mais bem preparados e mais resistentes à proliferação de ameaças cibernéticas no ambiente atual.
Eles extraem dados do cliente para monitorar mudanças na demanda e descobrir as principais necessidades.
Visando essa conexão mais direta e prática com o cliente, muitas empresas adotaram, por exemplo, o WhatsApp business como meio de interação e vendas durante a pandemia. Outras, como o próprio estudo da IBM aponta, irão investir em inteligência virtual nos próprios anos. Há espaço também para investimentos na área de aplicativos.
Segundo a App Annie, o tempo médio que o usuário passa com seu smartphone aumentou em 40% nesse período de isolamento social. Claro que o setor de aplicativos não é nenhuma novidade, mas continua, especialmente hoje em dia, muito em alta e ainda com grandes oportunidades de conseguir a atenção do consumidor.
No Brasil, por exemplo, nós temos a TOTVS que nos últimos cinco anos investiu mais de 1.6 bilhão em pesquisa e desenvolvimento, visando atender as exigências dos setores da economia. A TOTVS, que é líder absoluta no mercado de SMB no Brasil, tem como modelo criar soluções criativas e inovadoras para ajudar a transformar as empresas e superar seus obstáculos. Essa visão empreendedora mostra que a TOTVS já vem se preparando há muito tempo para as adversidades que possam surgir no caminho. E isso vindo de uma empresa 100% nacional traz um pouco mais de esperança para nosso mercado. Mas como eles estão conseguindo se destacar no mercado, mesmo no atual cenário? A resposta é simples: TOTVS Fluig.
O Fluig está cada dia mais destacando-se por ser uma ótima forma de as empresas unificarem processos, pessoas e sistemas, dentro de uma plataforma que integra solução e colaboração de uma maneira produtiva e integrada. Não só isso, ela permite a criação e a viabilização de projetos que as empresas tanto buscam hoje no mercado. Imagina o impacto positivo que essa plataforma pode trazer para seus negócios? Isso facilita muito a organização e otimização de qualquer iniciativa. Lembrando: processos, pessoas e performance são a chave para qualquer projeto.
Diante desses fatos, é seguro dizer que os executivos precisam começar a traçar quais serão suas estratégias de negócios para não ficar para trás. E para que isso não aconteça, a digitalização está presente como uma forma de otimização ativa para todas as formas de negócio. Embora estejamos em tempos difíceis, o consumidor brasileiro ainda existe e sempre está disposto a ver o que o mercado tem de novidade.
Podemos até imaginar, mesmo que bem distante, que essa situação está prestes a acabar e as coisas estão voltando ao seu normal. No entanto, sem a digitalização como principal norte, será difícil para as empresas trilharem o caminho de tijolos de ouro. Ou seja, não acompanharão a evolução natural do negócio.
Fontes: ibm.com | delltechnologies.com | bdo.com
A plataforma Fluig, da TOTVS, oferece infinitas possibilidades para tornar o dia-a-dia de sua empresa mais produtivo e colaborativo. Portanto, não deixe de conferir mais a fundo as funcionalidades do Fluig.