Com o avanço tecnológico, novos recursos e soluções digitais surgiram para otimizar as tarefas e facilitar ainda mais a rotina na gestão de TI. Exemplo dessas tendências são o no-code e low-code, que revolucionaram a programação e desenvolvimento.
Nesse contexto, o no-code e o low-code são plataformas inovadoras para o processo de criação de aplicativos, softwares e sites. Um grande passo para a transformação digital, que promete facilitar a vida de quem deseja ter soluções tecnológicas na empresa.
Apesar de ser um assunto comum no universo da tecnologia, é natural surgir dúvidas sobre ele. Pensando nisso, confira neste post o que é no-code e low-code, quais as diferenças entre eles, os benefícios de cada um e outras informações relevantes! Boa leitura!
As plataformas no-code são ferramentas que permitem o desenvolvimento de aplicações, automatizar processos e workflows sem o uso de códigos. Sendo assim, a pessoa que não tem nenhum conhecimento em linguagens de programação pode utilizar sem dificuldades.
Em outras palavras, o no-code é uma ferramenta que não exige códigos e expertise com a programação, por isso, é ideal para quem não é especialista em TI. Dessa forma, são fáceis de usar e contam com diversos temas e recursos prontos e simplificados.
Portanto, são plataformas que oferecem possibilidades para a criação rápida de soluções digitais, com ferramentas visuais e intuitivas. Apesar de toda a praticidade, o no-code cumpre todos os padrões de segurança e políticas da Tecnologia da Informação.
Por sua vez, as plataformas low-code, ou código baixo em tradução direta, são aquelas específicas para profissionais experientes. Sendo assim, são ideais para quem já tem conhecimentos sobre linguagens e possibilita criar e integrar aplicações com agilidade e sem exigir a codificação manual.
Nesse sentido, o low-code é uma ferramenta que oferece uma grande diversidade de funções para criar softwares e aplicativos personalizados. Desse modo, as funções se complementam para o trabalho completo, bem semelhante a um IDE – Ambiente de Desenvolvimento Integrado.
Basicamente, a ferramenta low-code é um método de movimentar e soltar blocos de códigos visuais em um projeto, para o desenvolvimento de softwares. Uma forma para construir soluções inteligentes e compatíveis com as necessidades dos clientes e empresas.
O desenvolvimento de aplicações e softwares foi, por muito tempo, algo complexo, que exigia expertise dos profissionais para criar soluções inteligentes. Entretanto, com as plataformas no-code e low-code, essas tarefas se tornaram mais práticas e diversificadas.
Em outras palavras, a evolução dessas ferramentas trouxe diversas vantagens tanto para os profissionais de TI, quanto para as empresas. Além da possibilidade de criar soluções inovadoras e que se encaixam perfeitamente em cada tipo de necessidade e objetivo.
Veja nos próximos tópicos, quais são os benefícios do no-code e low-code!
Como citamos anteriormente, o desenvolvimento de aplicações em uma plataforma no-code é bastante simples e não exige conhecimento em programação. Em vista disso, é um modelo que proporciona benefícios importantes para determinadas situações.
Os principais são:
Em vista disso, o no-code é vantajoso para o desenvolvedor que não domina a codificação e deseja criar soluções personalizadas sem dificuldade. Portanto, a praticidade e agilidade são os maiores pontos positivos de contar com esse método.
As plataformas low-code são as mais utilizadas nos ambientes corporativos, pois oferecem recursos gráficos para agilizar o trabalho. Além disso, é um modelo que possibilita o uso por desenvolvedores que não têm muito conhecimento com a programação.
Sendo assim, os benefícios do low-code são os seguintes:
O low-code é uma ferramenta que disponibiliza maior possibilidade para a personalização, ao se comparar com o no-code. Por isso, é vantajoso aperfeiçoar o sistema de gestão empresarial e contribui para simplificar os processos digitais, tornando tudo mais eficiente.
Você viu até agora, que existem diferenças específicas entre o no-code e low-code, que estão relacionadas diretamente com o uso e objetivos. Por isso, a escolha da plataforma ideal depende diretamente do tipo de projeto e preferências da empresa.
Além disso, se o profissional é especialista em programação ou não, também é algo que costuma direcionar as decisões. Dessa forma, é importante considerar o tipo de solução que se deseja ter e avaliar cada plataforma para identificar a melhor escolha.
Em todas as hipóteses, contar com soluções de qualidade e para o desenvolvimento de aplicações e softwares é imprescindível. Assim, independentemente de tudo, os profissionais terão recursos modernos e intuitivos para atingir os objetivos com excelência.
Ter uma plataforma completa e moderna é fundamental para ter praticidade e recursos inteligentes para o desenvolvimento de softwares. Em outras palavras, é um fator que contribui para criar projetos de qualidade e atender exatamente os objetivos pretendidos.
Dessa forma, a TOTVS Fluig é a melhor alternativa do mercado e atua tanto no modo code, low-code e no-code. Consiste em uma plataforma intuitiva que permite viabilizar e desenvolver soluções específicas, além de projetos para a inovação nas empresas.
Sendo assim, a Fluig oferece funcionalidades e toda qualidade para criar aplicações e sistemas que se encaixam perfeitamente nas necessidades da empresa. Um diferencial relevante para auxiliar os profissionais do TI a desenvolverem as melhores soluções para o dia a dia empresarial.
Nesse contexto, contar com uma consultoria confiável e com expertise na plataforma TOTVS é indispensável. Para isso, a EZ4 é uma empresa experiente, que oferece serviços exclusivos e especializados em ferramentas colaborativas, soluções em gestão e também na TOTVS Fluig.
Formada por uma equipe especialista em tecnologia da informação e com mais de 20 anos de experiência, a EZ4 é homologada junto à TOTVS. Desse modo, comercializa serviços de forma confiável, garantindo soluções adequadas para o seu projeto.
Trata-se da parceria perfeita para o desenvolvimento de soluções inovadoras, capazes de simplificar processos, automatizar tarefas e eliminar burocracias. Tudo com o uso da plataforma TOTVS Fluig e o apoio de profissionais especializados para ter sistemas personalizados e de acordo com os objetivos da sua empresa.
Como se pode notar, existem diferenças relevantes entre o no-code e low-code, principalmente em relação ao uso e possibilidades. Portanto, considere uma plataforma confiável e que atenda os objetivos da empresa, para ter soluções cada vez mais práticas e modernas.Gostou do post? Agora que entendeu todas as diferenças sobre o no-code e low-code, o que acha de ver as melhores soluções? Não perca tempo! Veja mais sobre a plataforma TOTVS Fluig e saiba como ela pode revolucionar a sua empresa!