É bastante comum que os gestores das empresas busquem formas de otimizar os processos para potencializar resultados. Nesse sentido, as metodologias ágeis podem trazer soluções importantes. Você sabe o que esse conceito significa ou quais são os seus benefícios?
Ele ajuda a garantir que a execução dos processos sejam finalizadas da melhor forma possível, no menor tempo possível e com o mínimo de erros. Então vale a pena se aprofundar sobre o tema.
Quer saber mais? Continue com a gente para aprender o que são metodologias ágeis, como aplicá-las e as vantagens que elas proporcionam. Confira!
Uma metodologia ágil engloba um conjunto de práticas e ações que visam trazer mais eficiência e rapidez para os processos. Ela surgiu no desenvolvimento de softwares, mas passou a ser aplicada em diversas áreas devido aos benefícios que proporciona para uma gestão integrada.
Para tanto, ela funciona com um desenvolvimento incremental, que visa a melhoria contínua. Ainda, ela não conta apenas com a atuação do time, mas também com a colaboração dos clientes por meio de feedbacks. Outro ponto relevante é a maior flexibilidade, visando permitir uma resposta mais rápida diante da necessidade de mudanças.
Após conhecer o conceito, é interessante saber que não existe apenas um tipo de metodologia ágil. Ou seja, existem diferentes formas de estruturar essa estratégia na sua empresa, conforme as suas necessidades. A seguir, confira as principais e como é possível aplicá-las no negócio!
A metodologia Scrum é voltada ao desenvolvimento de projetos e tem um foco maior na equipe. Assim, ela divide as pessoas envolvidas em papéis, determinando a função de cada um na atividade. Além disso, ela é baseada em reuniões, chamadas de sprints.
Primeiro, a finalidade é para discutir funcionalidades que serão desenvolvidas e características do produto. Depois, as tarefas necessárias são divididas entre a equipe, com prazos para conclusão. A cada reunião, é feito o planejamento da próxima, seguindo esse sistema até a conclusão do projeto.
Esse método surgiu nas startups e pode ser mais adequado para projetos mais curtos e objetivos. Ele tem foco em eliminar desperdícios, reduzindo custos e a burocracia, enquanto permite aumentar a produtividade. Para isso, ela se baseia em três passos:
A metodologia SMART se baseia na definição de objetivos, que serão acompanhados pela empresa para realizar os projetos necessários. Ela é composta por 5 itens que representam a sigla. São eles:
Outra metodologia ágil de destaque é a Kanban. Ela é formada por listas de tarefas que trazem uma visão ampla de tudo o que deve ser realizado em um projeto. Para isso, é preciso manter um quadro que é dividido em diferentes etapas, como:
Com ela, é possível entender como está o andamento de cada meta, inclusive para facilitar a identificação de gargalos e evitar atrasos. Nesse caso, a tecnologia é fundamental, então vale a pena utilizar softwares que tenham funcionalidades voltadas ao método.
Após conhecer mais sobre as metodologias ágeis, vale a pena entender os seus benefícios. Embora cada uma possa entregar vantagens específicas, existem pontos em comum que são interessantes para as empresas, como:
Agora que você já sabe o que são metodologias ágeis, como aplicá-las e seus benefícios, vale a pena implementá-las na empresa. E para ter sucesso nessa estratégia, conte com o suporte da tecnologia.
Quer acompanhar outras dicas para a sua empresa? Siga as nossas redes sociais e confira as novidades: Facebook e LinkedIn!