A garantia de chegada de uma mercadoria com segurança em solo estrangeiro é um dos principais pilares do comércio exterior, por isso, a gestão de logística internacional é fundamental para quem deseja expandir o negócio.
É um processo que requer organização e conhecimento sobre as características dos produtos e da legislação correspondente. Um erro pode acarretar atrasos no envio ou chegada da mercadoria, assim como prejuízos financeiros.
Afinal, o que é a logística internacional e qual a importância do processo para o comércio exterior? Continue lendo e veja como otimizar a gestão de logística internacional da sua empresa!
O que é a logística internacional?
A logística é o processo de organização e otimização do fluxo de materiais de um ponto a outro, ou seja, do fornecedor para o consumidor. Seu principal objetivo é garantir que a mercadoria chegue ao destino para suprir uma necessidade, sem atraso e avarias.
Logo, a logística internacional obedece a esse conceito, porém em operações entre países que envolvem a alfândega e processos aduaneiros, precisa atender à legislação e às regras do comércio exterior.
Para isso é preciso lidar com as normas e critérios dos modais de transporte estrangeiro, que podem ser aeroviário, ferroviário, aquaviário, dutoviário ou rodoviário. A principal preocupação é definir um meio de transporte que garanta a eficiência da logística internacional, sem intercorrências.
Dentro do fluxo de trabalho da gestão de logística internacional estão importantes desafios:
- planejamento logístico;
- padronização e centralização das operações;
- realização de transações comerciais rentáveis;
- minimização de erros;
- redução dos custos;
- garantia de satisfação do cliente;
- alcance da credibilidade no mercado;
- relacionamento saudável com fornecedores e clientes;
- atingimento das metas definidas.
Qual a importância do processo para o comércio exterior?
A logística está relacionada às estratégias de venda de uma empresa e, no caso das atividades internacionais, à expansão do negócio. Por isso, é uma área determinante para o comércio exterior, que influencia na credibilidade do país.
Com as oscilações da economia brasileira e incertezas do mercado, muitas empresas têm enxergado no mercado internacional boas possibilidades de expansão e investimento. Além do crescimento desse tipo de atividade, operar em outra moeda pode ser mais rentável e ajudar a sobreviver à crise instaurada no país.
Diante de uma globalização cada dia mais evidente e o relacionamento comercial entre países facilitado pela tecnologia e internet, a logística internacional chega para agregar valor às ações estratégicas do comércio exterior.
Entretanto, o processo logístico internacional envolve planejamento e custos operacionais tanto internos, quanto externos de envio ou recebimento da carga, entre tributos, embalagem, armazenamento, transporte, despacho aduaneiro, entre outros.
Com uma gestão de logística internacional eficiente, é possível competir em um mercado tão aquecido e diferenciar a empresa em seu segmento. Seja para importação ou exportação, a logística internacional deve cumprir o seu papel para ampliar as relações exteriores e aumentar as oportunidades.
Portanto, para assegurar a entrega para o cliente dentro do prazo, com um serviço de qualidade e preço justo, a gestão da logística internacional é imprescindível. Ao estabelecer um padrão de operações, o fluxo de rotina se manterá atualizado, o que favorece a circulação da informação, o controle das finanças e o monitoramento da movimentação de cada carga.
Nesse contexto, se tratando da comercialização de mercadoria com origem ou destino a outro país é preciso considerar algumas variáveis. Dentre elas a distância geográfica, a diferença de idioma, o fuso horário, a diferença de cultura e o tipo de modal mais apropriado.
Esses e diversos outros aspectos devem ser pensados e planejados na gestão de logística internacional, para evitar contratempos. Conhecer bem o processo logístico e a legislação voltada para o Comex são fatores importantes, pois disso depende o sucesso das operações e da empresa.
Como otimizar a gestão de logística internacional da sua empresa?
A logística internacional exige atenção e cuidado desde a etapa de planejamento, considerando o compromisso estabelecido com o cliente. Ao negociar o envio de uma mercadoria e acordar um prazo, certamente, ele espera receber até a data agendada.
Para otimizar o processo geral desse tipo de logística e aumentar o nível de assertividade na gestão de logística internacional, você pode seguir alguns passos. Relacionamos os principais e mais importantes!
Fazer a previsão da demanda
Prever a demanda é se antecipar e estar um passo à frente da concorrência, pois se sua empresa tiver os produtos que o consumidor precisa, para entrega em determinado prazo, com uma boa negociação de preços, terá mais chances de fechar o negócio.
Com a previsão é possível manter um estoque enxuto, pronto para atender às demandas de rotina ou sazonais, considerando as épocas específicas de cada país. Assim, você garante a entrega dentro do prazo e deixa o cliente satisfeito por ser atendido.
Vale lembrar que o processo de logística internacional é mais complexo e demorado, por vezes burocrático, por isso, a previsão de demanda deve também considerar o fator entrega como parte da operação e que, para isso, todo o fluxo precisa funcionar corretamente.
Buscar sempre o melhor modal para transporte
A escolha do modal adequado para as operações logísticas da sua empresa é determinante, especialmente, pelos critérios aduaneiros que não podem ser negligenciados — a forma de movimentação da carga faz diferença nos custos e no prazo de envio e recebimento.
De modo geral, o modal mais utilizado é o aquaviário, devido à facilidade de transporte de cargas em contêineres marítimos. Além de transportar os mais variados tipos de mercadorias e cargas, os custos costumam ser mais interessantes.
O importante é planejar o envio da mercadoria considerando a realidade da sua empresa, o país de destino, a distância a ser percorrida e a segurança do transporte — avaria e garantia de chegada.
Negociar os fretes
A logística internacional exige dois tipos de frete — para transporte interno e para o transporte internacional — com preços distintos. Negociar essa taxa é fundamental para a precificação final direcionada ao cliente.
Quanto menor o valor do frete, melhor será o preço dos produtos exportados e maior a satisfação do cliente. Por isso, sempre que possível, negocie os fretes e mantenha certa fidelização, pois assim você pode conseguir preços mais atrativos.
Lembre-se de que muitas cargas demandam a contratação do seguro de cargas, pelo importador ou exportador, para proteger de possíveis sinistros. Ele pode tanto ser uma exigência do comprador, com uma oferta diferenciada do vendedor e independentemente da responsabilidade, deve ser considerado na hora de fechar o frete.
Utilizar um software de gestão eficiente
Ter um software para gestão de logística internacional é essencial para centralizar as operações e possibilitar o acompanhamento dos processos relacionados às transações do comércio exterior.
Por meio de um sistema você pode monitorar todo processo, gerenciar pedidos, embarques, emissão de documentos, certificados, relatórios e follow-ups. Muitos módulos e versões permitem, inclusive, a integração com o Siscomex e controles cambiais, o que aumenta a eficiência e segurança do processo informacional.
Sem contar que esse é um recurso tecnológico que otimiza o fluxo de rotina das equipes ao passo que reduz o risco de erros do trabalho manual. O cálculo de frete e de tributos, por exemplo, quando realizados de forma automática garante o valor correto e o não esquecimento.
Com uma solução inteligente, integrada e atualizada, será mais fácil rastrear qualquer mercadoria e deixar o cliente bem-informado e satisfeito. Ao manter o controle sobre o processo de logística internacional, você não só eleva o potencial de confiança, como também a qualidade dos serviços prestados.
Agora você já sabe o quanto uma boa gestão de logística internacional faz diferença para quem deseja ganhar novos mercados e se manter estável. Quanto mais aprimorado o processo da sua empresa, melhor será a entrega e as chances de fidelização dos seus clientes.
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