Que empresa não idealiza aquele match perfeito com um candidato? Afinal, a busca por talentos de alta performance será sempre um desafio. Por isso, a avaliação do fit cultural comparado à cultura da empresa é imprescindível.
Os indivíduos são diferentes e trazem na bagagem pessoal diversas experiências, resultado da vivência e educação. Com isso, os valores e comportamentos devem estar o mais alinhados possível aos propósitos do negócio.
Foi pensando nisso que trouxemos neste post o conceito de fit cultural e seu funcionamento dentro de uma organização. Continue lendo e veja as vantagens de utilizar no processo seletivo e como fazer essa avaliação na prática!
Podemos dizer que é o alinhamento ideal entre as necessidades de um profissional candidato a uma vaga e os objetivos da empresa em relação ao negócio e perspectiva de contratação dos talentos.
Nesse contexto, os valores pessoais se fundem aos da organização e precisam de uma conexão positiva para que a adaptação e a produtividade sejam mais efetivas. O fit cultural é, portanto, o encontro perfeito, no momento certo.
Quando alinhado, estabelece um vínculo maior, em conexão e sinergia, o que contribui para um clima organizacional favorável ao crescimento de todos os envolvidos. Se por um lado os talentos trabalham satisfeitos, de outro a empresa ganha com um time engajado e altamente motivado.
É nesse viés que a qualidade aparece, melhora a performance da empresa e eleva seu potencial de resultados no mercado. Com isso, os colaboradores se sentem mais valorizados, sem o desejo de buscar novas oportunidades.
O uso do fit cultural durante a seleção de candidatos minimiza os riscos de contratação equivocada e ajuda até mesmo a empresa a entender sua própria cultura. À medida que os profissionais são avaliados, os recrutadores podem identificar pontos de melhoria nas exigências sobre o perfil almejado.
O fit cultural traz benefícios significativos, pois, embora existam diferenças entre os variados perfis de profissionais, elas são complementares. Os problemas não deixam de existir, mas são mais fáceis de resolver, devido ao desejo coletivo de fazer tudo dar certo.
Veja algumas vantagens de usar o fit cultural nas ações estratégicas do RH, como parâmetro de avaliação no processo de recrutamento e seleção!
Ao contratar profissionais com perfil próximo do idealizado pela empresa, as chances de ter bons resultados são melhores. Por mais que seja necessário um tempo de adequação previsto no onboarding, o senso de pertencimento é mais latente.
Conectar o fit cultural com a cultura organizacional faz com que o profissional chegue à empresa com desejo de contribuição e crescimento. De modo geral, ele acredita na razão de existência da empresa e fará de tudo para consolidar a marca.
Em uma empresa, diversos problemas podem causar desconforto organizacional e exigir equilíbrio emocional para lidar com as variáveis. Em um grupo de pessoas lutando pelo mesmo objetivo, o foco sai do conflito e se volta para as soluções possíveis.
Assim, em vez de concentração no problema, lideranças e times se preocupam com a resolução. Isso faz com que a atmosfera do ambiente seja envolvida por sentimento otimista, gerando mais dinamismo e menos estresse ou pressão pelo resultado imediato.
Um profissional talentoso deseja muito mais de uma empresa do que salário e benefícios. O fit cultural colabora para que cada indivíduo tenha uma boa razão para acordar cedo, sair de casa e se dedicar horas ao trabalho.
Quanto melhor a sintonia, maior será o nível de dedicação, pois os talentos sentem prazer e orgulho de trabalhar na empresa. Confortavelmente se tornam defensores naturais da marca e fazem questão de dizer que estão no melhor lugar para se trabalhar.
O fit cultural dá uma dimensão do comportamento dos candidatos depois de se tornarem colaboradores. Durante o processo seletivo, com os métodos e ferramentas adequadas, é possível simular situações e avaliar como cada um atuaria no caso.
Para identificar perfis mais condizentes com o que a empresa espera, selecionamos 4 dicas de como avaliar o fit cultural dos candidatos!
Um bom teste de perfil comportamental pode realizar um filtro já nas primeiras etapas do processo seletivo. Realizado por meio de um questionário com perguntas específicas, é capaz de avaliar e apresentar aspectos importantes do comportamento de cada candidato.
Os testes apresentam nuances que muitas vezes o candidato não demonstra nos descritivos do currículo e de fora para dentro. É preciso aprofundar em questões que envolvem valores e crenças para compreender como cada um, provavelmente, agiria dentro da empresa.
As entrevistas são excelentes para coleta de uma série de informações sobre as vivências, percepções, atitudes e comportamentos. Elas podem ser individuais ou coletivas, podendo ser realizados os dois modelos a critério do RH e da empresa.
O importante é planejar bem as perguntas com base no que se deseja descobrir sobre a conduta pessoal e como se encaixa nos parâmetros da empresa. Seja objetivo e transparente, a fim de promover do candidato o máximo de seus atributos positivos e identificar e quantificar sua range de talentos.
As dinâmicas são interativas e costumam deixar os candidatos mais confortáveis, o que é favorável para o processo de seleção e recrutamento. Durante a aplicação, os recrutadores podem avaliar o comportamento individual e coletivo.
Nas apresentações, é possível perceber o nível de comprometimento e colaboração, ideias e dinamismo, competitividade e influência. Tudo isso são elementos de avaliação que ajudam, junto com os resultados dos testes e entrevistas, a identificar o melhor candidato para a empresa.
Em um grupo, podem se destacar diversos perfis — liderança, analítico, operacional — o que fornece ao RH ingredientes para visualizar o candidato certo, na vaga certa. Se a empresa estiver com um número maior de posições em aberto, as dinâmicas são ideais para filtrar mais candidatos, para vagas distintas, dentro de um mesmo processo.
É preciso analisar se o candidato equilibra a cultura ao seu desempenho profissional. Para isso, exponha os valores da empresa abertamente e ouça o que cada candidato tem a dizer sobre como se sentem em relação ao que foi descrito.
Faça anotações para, ao final, agrupar os demais itens do processo e compor a base de avaliação geral. Com os resultados dos testes, percepções da entrevista, dinâmica e retorno do candidato sobre como ele enxerga a cultura organizacional, as chances de êxito são maiores.
Esse é um método estratégico que funciona como um termômetro ao medir a profundidade da conexão dos valores pessoais com os institucionais. Dar atenção aos indícios de não adaptação pode evitar diversos problemas para a empresa como improdutividade, rotatividade e retrabalho do RH na realização de um novo processo seletivo, isto contribui para maior controle dos índices de turnover da sua empresa, além de uma melhor visão dos seus talentos e recursos presentes e futuros.
Quanto mais alinhado for o fit cultural, melhor será para os projetos da empresa pensando na longevidade do relacionamento e dedicação na entrega. Ter profissionais neste nível, faz com que a empresa tenha parceiros e não apenas funcionários, o que é um ganho para ambas as partes.
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