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Comunicação colaborativa: a tendência das empresas do futuro

Comunicação colaborativa: colegas de trabalho compartilham ideias sentados ao redor de uma mesa em uma sala.

As organizações têm passado por grandes transformações nos últimos anos, não apenas em sua estrutura, mas por uma mudança de mindset. Nesse contexto, a comunicação colaborativa é uma tendência que cresce cada dia mais.

Entre consumidores, colaboradores e profissionais especializados, diversas pessoas são convidadas a participar do processo de criação de projetos — uma participação ativa para contribuir com sugestões e, assim, transformar ideias e ações efetivas.

Mas afinal, o que é a comunicação colaborativa? Neste post, além de conhecer e entender o conceito, vamos mostrar os benefícios dessa estratégia. Continue lendo e veja como o TOTVS Fluig pode ajudar nesse processo!

O que é a comunicação colaborativa?

Nunca a opinião alheia foi tão importante e bem-vinda, seja em reuniões ou grupos de sugestões. A comunicação colaborativa é o modo de contar com a participação de clientes, profissionais da empresa ou terceirizados para unificar suas experiências e percepções em benefício das ações desenvolvidas pela marca.

Com um princípio de diálogo e reciprocidade, esse tipo de comunicação favorece o coletivo, onde todos têm o direito de compartilhar suas ideias. A cooperação pode trazer resultados surpreendentes e aumentar as chances de vantagem competitiva no mercado.

De modo geral, a comunicação colaborativa descentraliza a tomada de decisão sem, contudo, tirar a autonomia e autoridade da gestão. Ao contrário, nesse cenário, o gestor aproveita as potencialidades individuais com suas ideias inovadoras, adequando aos propósitos da empresa.

Quais os benefícios de implementar esse tipo de comunicação?

Ter um time colaborativo amplia a visão sobre as possibilidades e oportunidades, tanto dentro, quanto fora da empresa. Entre os mais diversos benefícios de implementar a comunicação colaborativa em uma empresa, estão: 

Como desenvolver a cultura colaborativa na empresa?

A comunicação institucional é complexa e de difícil entendimento, quando não implementada da forma correta. É preciso definir canais oficiais e assegurar que as mensagens estão sendo transmitidas adequadamente.

Para desenvolver bem a cultura colaborativa e fazer da comunicação uma aliada eficiente na elaboração de projetos ou ideias é crucial ter um bom planejamento. A participação das pessoas, independentemente de clientes, parceiros e colaboradores, deve ter um sentido claro e fundamentado.

Trouxemos como dicas alguns aspectos que você pode utilizar para promover a cultura colaborativa na sua organização. Confira!

Entenda o cenário atual

O primeiro passo é entender como está a sua empresa no momento, ou seja, qual o contexto atual, se tratando de comunicação, hierarquias, posicionamento das lideranças, ferramentas e recursos disponíveis, necessidades dos colaboradores e objetivos do negócio.

Se estamos falando de colaboração, cooperação e compartilhamento de ideias é primordial que todos os envolvidos estejam em sintonia. Antes de implementar a cultura colaborativa, pode ser que você tenha que fazer mudanças estruturais e comportamentais.

Defina como será a comunicação

A comunicação colaborativa deve ser clara e objetiva, compreensível a todos e sem ruídos. Como varia de empresa para empresa, o modo como será desenvolvida depende da definição dos meios por onde as informações e ideias serão compartilhadas e transmitidas.

Para fomentar a participação dos clientes, colaboradores e parceiros é preciso que eles sintam que têm abertura e liberdade de participação. A fluidez das conversas, os canais utilizados e a clareza na proposta de comunicação colaborativa estimulam a cooperação.

Desenvolva uma liderança colaborativa

Os líderes devem ser os primeiros a aderir à ideia de comunicação colaborativa, uma vez que têm um papel fundamental no envolvimento dos colaboradores e demais participantes. A liderança é exemplo e, como tal, deve se manter motivada para engajar e gerar entusiasmo.

Facilite o trabalho colaborativo

Para estabelecer uma cultura colaborativa é necessário oportunizar um ambiente favorável ao trabalho cooperativo. Não só promover o encontro entre as pessoas, mas facilitar a troca de informações constantes, e assegurar que todos estejam sintonizados.

Dos espaços físicos aos canais de comunicação, a empresa deve oferecer condições para que a comunicação colaborativa se desenvolva sem barreiras. Quando todos se sentirem úteis, com suas ideias ouvidas e implementadas, você terá uma cultura colaborativa sedimentada.

Utilize ferramentas colaborativas

A tecnologia é uma grande aliada no desenvolvimento da cultura colaborativa para colocar em prática uma comunicação eficiente e fluida, conectando pessoas e ideias — com as ferramentas colaborativas é possível obter excelentes resultados.

Exemplo disso é o TOTVS Fluig, uma solução para ajudar na implementação de uma cultura de comunicação colaborativa na empresa. Com ela você consegue otimizar os processos e unificar a comunicação no dia a dia, trazendo um ambiente de trabalho moderno, colaborativo, dinâmico e prático.

Somos a EZ4, Consultoria TOTVS especializada em soluções para negócios com a missão de oferecer serviços na área de tecnologia da informação de maneira inovadora, simples e diferenciada. Temos o propósito de ajudar nossos parceiros a experimentarem um crescimento sólido e sustentável.

Como você viu, a comunicação colaborativa é um viés importante na construção de uma cultura de cooperação e solidificação do relacionamento entre empresa, parceiros e clientes. Além de estimular o senso de pertencimento nos colaboradores que têm a chance de desenvolverem sua carreira.

Gostou do post? Agora que você já sabe da importância de contar com a criatividade coletiva e que a tecnologia pode acelerar o crescimento da sua empresa, entre no nosso site, conheça as soluções TOTVS e suas funcionalidades!

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