{ "@context": "https://schema.org/", "@type": "BlogPosting", "mainEntityOfPage": { "@type": "WebPage", "@id": "https://www.ez4.com.br/aumentar-o-faturamento/" }, "headline": "Como aumentar o faturamento da empresa? 8 dicas essenciais - EZ4", "description": "Precisa aumentar o faturamento da empresa, mas não sabe como fazer isso? Separamos 8 dicas fundamentais, confira neste artigo.", "image": { "@type": "ImageObject", "url": "https://www.ez4.com.br/wp-content/uploads/2022/03/aumentar-o-faturamento.jpg", "width": "", "height": "" }, "author": { "@type": "Organization", "name": "EZ4", "URL": "https://www.ez4.com.br" }, "publisher": { "@type": "Organization", "name": "", "logo": { "@type": "ImageObject", "url": "", "width": "", "height": "" } }, "datePublished": "25/03/2022"}
Aumentar o faturamento da empresa é o desejo de muitos empreendedores. Afinal, o aumento de vendas e contratações tende a potencializar a receita e o lucro do negócio. Para isso, é fundamental entender a diferença entre esses conceitos e conhecer dicas para fomentar o faturamento.
Você quer saber como é possível vender mais e melhorar o alcance da marca do seu negócio? Então aprenda a seguir a diferença entre lucro, receita e faturamento e conheça as nossas 8 dicas para acelerar essas questões!
Como você viu, entender a diferença entre o lucro, a receita e o faturamento da sua empresa é fundamental para melhorar esses pontos. Nesse sentido, o faturamento diz respeito à quantidade de notas emitidas pela empresa, ou seja, as vendas realizadas e os serviços contratados pelos clientes efetivamente.
Já a receita diz respeito ao dinheiro realmente recebido. Ou seja, a empresa pode faturar uma venda, mas se ela foi feita a prazo, não houve receita naquele momento. Portanto, há uma diferença importante entre esses conceitos, que deve ser utilizada durante a gestão.
Por fim, o lucro do negócio em determinado período corresponde à diferença entre as receitas naquele prazo e os gastos realizados. Portanto, pode-se dizer que o lucro é o capital que sobra após a empresa honrar com as suas obrigações.
Depois de conhecer todas essas informações, é preciso saber como aumentar o faturamento da sua empresa. Confira a seguir 8 dicas essenciais para isso!
A primeira dica para aumentar o faturamento da empresa é saber como precificar corretamente os seus produtos ou serviços. O preço de uma mercadoria ou um serviço é um dos primeiros fatores avaliados pelos clientes e consumidores, portanto, ter um valor coerente é essencial.
Para definir o preço dos seus produtos ou serviços, vale seguir uma lógica que considere o custo que a empresa tem com cada unidade, as despesas operacionais, a concorrência e a margem de lucro. Assim, é possível precificar de forma coerente os itens que estarão disponíveis aos consumidores.
Com um preço muito baixo, a empresa não terá o faturamento necessário para manter suas atividades e ter um faturamento alinhado às expectativas. Já com um preço muito alto, as vendas e contratações tendem a diminuir, tendo em vista que os clientes poderão se afastar da companhia.
Além da precificação, uma dica essencial para o faturamento do seu negócio é fazer a prospecção de clientes utilizando os diferentes canais de comunicação da empresa. Você precisa entrar em contato com pessoas que podem se tornar potenciais consumidores de seus produtos e serviços.
A ideia é que vendedores contatem pessoas que possuem um potencial de comprar na sua empresa, de acordo com pesquisas e estratégias realizadas anteriormente. Para isso, é fundamental definir um público-alvo, ter um primeiro contato com essas pessoas por meio do marketing e montar processos internos específicos para essa finalidade.
Lembre-se de quanto maior a carteira de clientes da empresa, maior é a sua capacidade de faturamento. Afinal, são eles que geram os lucros por meio das compras e contratações realizadas com seu negócio. Por isso, confiar apenas na propaganda convencional pode não trazer os resultados esperados, a prospecção ativa é um passo essencial.
Outra dica para aumentar o faturamento da empresa é oferecer qualidade ao consumidor. Aqui, é preciso focar tanto nos produtos e serviços quanto no atendimento realizado. Não adianta saber precificar os seus produtos e prospectar clientes se os itens e o atendimento prestado não tiverem qualidade.
Em relação aos produtos vendidos, você pode adotar diversas técnicas para avaliar se a qualidade está satisfatória ou para melhorá-la. A primeira delas é fazer pesquisas junto ao mercado e seus consumidores atuais. Analise se eles têm reclamações, se há algo que possa melhorar, o que eles esperam do produto, etc.
Com isso você levantará informações relevantes para o negócio. A partir dos resultados, monte uma estratégia para lidar com os pontos negativos e melhorar os produtos. Veja quais foram as principais reclamações, sobre o que elas falavam e como é possível revertê-las com menos custos.
Já em relação ao atendimento, a principal estratégia é oferecer treinamentos para as equipes responsáveis. Apesar de ter um custo inicial, os benefícios a médio e longo prazo serão importantes para aumentar o faturamento de sua empresa e para a reputação dos negócios junto aos consumidores.
A prospecção de novos clientes é essencial para o negócio e, comumente, é um foco das empresas. Mas é necessário não deixar de lado a fidelização. Ela diz respeito a reter os consumidores atuais do negócio para que a companhia mantenha um fluxo constante de vendas.
A importância dessa estratégia também diz respeito aos custos para o negócio. Vender seus produtos ou serviços para um consumidor da empresa é mais barato do que realizar prospecção, já que não é necessário manter campanhas de publicidade e ter despesas com a atração de clientes.
Para isso, a companhia precisa ter estratégias para manter um bom atendimento no pós venda e criar programas de fidelidade. Entre eles estão a possibilidade de descontos para novas compras e contratações, cartões de benefícios e outras ferramentas para melhorar a experiência dos clientes, como ao conceder vantagens aos consumidores mais antigos.
Não é apenas através de atitudes internas que o faturamento da empresa pode aumentar. Ter atenção ao que seus concorrentes diretos e indiretos estão fazendo também é uma dica que você deve considerar ao tentar fomentar as suas vendas. Aqui, o propósito é verificar se há diferenciais que você deve explorar e como superar a concorrência.
Se os consumidores estão preferindo buscar outras companhias concorrentes, é preciso entender qual é o motivo e tentar reverter essa situação. Nesse sentido, é possível que eles estejam oferecendo melhor qualidade, tenham uma estratégia de marketing mais efetiva, montam preços mais competitivos, entre outros.
As empresas que querem aumentar o faturamento também precisam usar estratégias de marketing a seu favor. Elas são ações planejadas por profissionais do ramo que visam divulgar a marca, os produtos e serviços — assim a companhia consegue que potenciais clientes conheçam o negócio.
Essas estratégias são a melhor forma de atingir novos clientes para a empresa, além de existirem alternativas que trazem um baixo custo para seu negócio, considerando o alcance desejado. Por isso, ter um setor da empresa ou parceiros voltados para o marketing é uma maneira de aumentar o faturamento por meio da conquista de novos consumidores.
O up selling é uma técnica importante para aumentar o faturamento da sua empresa. Essa estratégia tem o objetivo de vender um produto ou serviço melhor ou mais completo, por um preço mais elevado. Assim, o up selling é uma maneira de potencializar o ticket médio da companhia.
Para implementar essa estratégia, é fundamental fazer uma boa pesquisa sobre o seu negócio e verificar onde o upsell pode ser utilizado e quais produtos e serviços são mais indicados. Assim, veja as necessidades dos consumidores e quais itens podem ser modificados ou alterados para facilitar o upsell.
Por fim, uma das principais dicas para aumentar o faturamento da sua empresa é contar com um ERP para automatizar processos. Ele é um software de gestão para companhias que tornam a administração do negócio integrada a todos os setores e reúne dados de todas as áreas.
Com ele, você consegue automatizar a rotina, padronizar os dados e gerar relatórios periódicos para facilitar a administração, trazendo redução de custos e facilitando a implementação de estratégias. Por isso, contar com um ERP de boa qualidade e que soluciona os problemas do seu negócio é fundamental.
Entendeu como aumentar o faturamento da empresa? Aplicando essas 8 dicas você poderá aumentar as conversões e as receitas do seu negócio. Mas lembre-se de que é fundamental ter um software de gestão para acompanhar os resultados e facilitar a administração de todos esses pontos. Quer saber como fazer uma boa análise de mercado para implementar estratégias para sua empresa? Então confira nosso artigo sobre o assunto!