Ter um bom plano de negócios é essencial para viabilizar o funcionamento da empresa e aumentar as oportunidades de sucesso. Ele é composto por diversas etapas, sendo que a análise de mercado é uma das principais.
Entretanto, existem situações em que os planos são desenvolvidos pulando essa etapa. Geralmente, isso acontece por falta de conhecimento sobre a sua relevância e os impactos positivos que essa avaliação proporciona.
Pensando nisso, desenvolvemos este conteúdo para explicar o que é a análise de mercado, os seus impactos no plano de negócios e como implementar essa estratégia na sua empresa.
O que é análise de mercado?
A análise de mercado é uma parte essencial do plano de negócios. Isso porque ela faz um estudo do setor de atuação da empresa, considerando concorrentes, público-alvo, região e outros fatores que podem impactar os resultados obtidos.
Logo, a análise de mercado é um processo pelo qual a empresa obtém dados e informações relevantes para o seu nicho de negócio. Além disso, embora ele seja bastante comum nas etapas iniciais de uma empresa, antes mesmo de sua formalização, ele é relevante em diversos momentos.
Afinal, o mercado passa por mudanças constantes — a tecnologia passa por atualizações, os consumidores mudam os hábitos de consumo, etc. Dessa maneira, a análise se torna importante para embasar a tomada de decisão e o desenvolvimento de novas estratégias.
Quais são os benefícios que ela proporciona?
Ao conhecer o conceito e a sua função, é possível perceber os benefícios que a análise de mercado proporciona. Porém, vale a pena reforçá-los para você compreender os impactos que a adoção dessa prática pode trazer para a empresa. Veja só:
- Permite conhecer o público-alvo, considerando as diferentes características (faixa etária, perfil de consumo, estilo de vida, etc.);
- Traz uma visão realista sobre o mercado a partir de dados atualizados;
- Proporciona maior conhecimento sobre a concorrência e seus diferenciais, permitindo adequações em sua estratégia;
- Apresenta diferentes fornecedores, ampliando as possibilidades de parcerias.
Além disso, a prática permite um melhor direcionamento de todas as estratégias a partir dos dados coletados. Assim, também aumenta as chances de sucesso do negócio.
Como realizar a análise de mercado?
A análise de mercado deve ser bastante ampla, considerando os diversos fatores que influenciam o posicionamento da marca e os resultados da venda. Veja os principais passos:
Conheça o setor de atuação
O primeiro passo é conhecer ou se atualizar sobre o setor de atuação. Pesquise as tendências de mercado, os diferenciais da concorrência e as necessidades dos consumidores. Também é necessário considerar normas específicas aplicáveis ao ramo da sua empresa, de modo a adequar todos os processos à legislação.
Entenda o público-alvo
Outro passo importante é conhecer o público-alvo. Entenda quem são os seus clientes, caso a empresa já esteja funcionando, e avalie os consumidores que você pretende atrair para o negócio. Nesse ponto, é preciso considerar fatores geográficos, financeiros e comportamentais para possibilitar o maior alinhamento do produto e das campanhas de marketing e vendas.
Analise o produto e o mercado correspondente
Depois, você deve fazer uma avaliação ampla sobre o seu produto e o mercado, considerando as soluções ofertadas pelos concorrentes. Nesse ponto, a ideia é identificar pontos fortes e fracos, possibilitando o desenvolvimento de melhorias e oportunidades para entregar diferenciais aos clientes.
Considere o comportamento pós-compra
Ao elaborar um plano de negócio, é essencial buscar formas de garantir uma boa experiência e fidelizar os clientes. Para tanto, a análise de mercado precisa considerar o comportamento pós-compra, tentando entender o que leva o consumidor a fazer novos negócios com a sua empresa, assim como as razões para não retornar.
Avalie projeções de mercado
Por fim, não se esqueça de avaliar as projeções do mercado. Aqui, vale a pena considerar dados internos e externos. No primeiro caso, a ideia é otimizar o planejamento da empresa, permitindo antecipar eventuais problemas, como falta de estoque, quedas nas vendas e outras questões.
Já na avaliação externa o objetivo é entender como movimentos de concorrentes ou a situação da economia podem afetar o seu negócio. Essas informações ajudarão a otimizar a avaliação interna e o planejamento estratégico.
Conseguiu entender os impactos de uma análise de mercado no plano de negócios? Com esse conhecimento, fica fácil perceber a importância de adotar a estratégia. Para isso, não se esqueça de ter um bom sistema de gestão integrada para auxiliar na coleta e análise de dados.
Se você gostou do conteúdo, também pode acompanhar as nossas novidades. Siga as redes sociais da EZ4 — LinkedIn, Facebook e Instagram — e confira as atualizações!