A automatização dos processos simplifica o trabalho em diversos setores, inclusive Recursos Humanos. Neste contexto surgem conceitos e práticas do RH 5.0, que priorizam não apenas tecnologias como também os colaboradores no centro das deliberações organizacionais.
No artigo abordaremos assuntos como significado do RH 5.0 e formas de como a empresa se beneficia com esta ideia. Tenha uma excelente leitura.
O que é RH 5.0?
Conceitualmente, o RH 5.0 tem como foco principal tornar agradável os ambientes laborais. Com a prática de modelos colaborativos, a corporação valoriza o bem-estar do capital humano.
Em termos gerais, este conceito de RH reconhece a necessidade dos dias atuais, de acompanhar os comportamentos sociais. Com a tendência de a sociedade valorizar o bem-estar, esta concepção laboral visa seguir este mesmo caminho.
Em vez de usar punições ou autoritarismo, a organização prioriza ações como trabalho em equipe e bons exemplos. Neste sentido, o mindset passa por uma transformação organizacional que tranquiliza e estimula a criatividade humana.
Gestão de pessoas e transformação digital
. gestão de pessoas é um objetivo do RH 5.0 que inclui medidas para tornar mais estratégico o departamento, por exemplo:
- Análise de dados;
- Digitalização de métodos;
- Recrutamento inteligente;
- Entre outros.
Agilizar ou dinamizar as jornadas com tecnologias e o bem-estar no ambiente envolve as atividades do RH 5.0.
Ao ser colocado no centro das decisões, o colaborador se sente encorajado a explorar o máximo da intelectualidade para inovar. Isso é possível quando a empresa implementa recursos digitais que otimizam o dia a dia.
Com automação e automatização, os profissionais usam mais tempo no pensamento estratégico, reduzindo as chances de contratações erradas ou perda de talentos.
Sobretudo o RH 5.0 prioriza a saúde mental e física, assim como os investimentos nos melhores caminhos para facilitar entregas de serviços.
Como surgiu o RH 5.0?
O RH como ciência surge nos primórdios do século XX, em plena Revolução Industrial. De lá para cá, diversas transformações ocorreram para aperfeiçoar técnicas e qualificar resultados até a origem do RH 5.0. Veja mais a seguir:
Fases 1 e 2 do RH
Historicamente, na primeira fase do RH o setor é composto por diversos manuais e procedimentos fatigantes. Com metodologias operacionais e analógicas, as demandas remunerativas ou contratuais representam a principal preocupação daquela época.
Sequencialmente chega a segunda fase, o RH com visão humana. A missão está no desenvolvimento humano. Em outras palavras, a evolução foca na empatia e reconhece direitos trabalhistas.
Como decorrência, as organizações investem em metodologias de seleção e treinamentos.
Fases 3 e 4 do RH
. terceira fase é o RH digital. Esse modelo começa a usar recursos de automação para reduzir processamentos manuais. Pagamentos, testes e envios de contratos são alguns exemplos. Aqui se destaca também a utilização de estratégias com base em indicadores de desempenho.
No que se refere à quarta fase existe o RH analítico. Neste caso, o setor foca as características do mercado a fim de direcionar melhor as contratações.
Há um aumento na procura por perfis seniores, ao passo de que existem perspectivas de crescimento inter-regional. Assim, se consolida o uso da indústria 4.0 com digitalização e automação.
Fase 5: RH 5.0
Como efeito dos impactos tecnológicos e da necessidade por evolução constante aparece o RH 5.0. Esta área enfoca a experiência profissional e incentiva o desenvolvimento dos colaboradores.
Com as automatizações, tarefas que antes levavam horas, agora em poucos segundos são concluídas. Um exemplo está no fechamento das folhas de ponto automaticamente.
Outra exemplificação são os relatórios gerados de modo rápido por tecnologias que analisam muitos dados rapidamente.
Quais as características do RH 5.0?
Em decorrência do RH 5.0 não é preciso empregar horas em planilhas ou documentos. A otimização representa um dos atributos desta área com digitalização, flexibilidade e engajamento laboral.
Em síntese, a melhoria da satisfação dos colaboradores e o aprimoramento no uso de tecnologias são atributos do RH 5.0. Agora vamos conhecer mais detalhes sobre 5 características agregadas ao pensamento 5.0.
1 — Digitalização do trabalho
Diversos métodos automatizados originam otimização, de modo a gerar ganhos de tempo ao RH se voltar para a gestão de pessoas. Um dos jeitos de agregar mais tecnologia é utilizar programas de recrutamento. Eles podem digitalizar todas as etapas seletivas.
2 — Qualificação da experiência
O ativo principal de uma corporação é o capital humano, considerando as tendências do RH 5.0. Aliás, na qualidade a experiência do staff deve ser comparável à vivência com os clientes.
Este RH opera com fins de evitar que um talento deixe a empresa por uma impressão ruim. Isso explica a razão de ser essencial mapear os processos para montar estratégias efetivas de retenção.
O contrato com cada colaborador requer pontos como dinamismo, empatia e transparência. Deste modo, a relação entre empresa e colaboradores têm mais chances de ser excelente.
3 — Perspectivas para se desenvolver
Trabalhar em uma estratégia de desenvolvimento é indispensável com fins de incentivar a motivação dos colaboradores. Há diversas táticas como cursos, palestras, webinars e outros.
A equipe percebe que a organização investe no aperfeiçoamento profissional. Portanto, os times ganham mais vontade de apoiar com afinco, engajamento e proatividade.
4 — Flexibilidade operacional
Esta flexibilidade inclui o serviço remoto, um tema cada vez levado mais a sério por empresas do mundo inteiro. Essa modalidade ajuda no que se refere à qualitativa gestão de pessoas.
A explicação está no fato de que uma jornada mais flexível se relaciona com a qualidade de vida. Isso porque a jornada é conciliada com outras demandas pessoais.
A organização pode manter um horário inicial e final para o trabalho. Todavia, este RH exige consensos que beneficiam a empresa e o colaborador.
5 — Ambiente organizacional
Se o clima no ambiente é ruim, existem poucas chances de ser construída uma excelente cultura organizacional. Neste âmbito, diversas corporações têm como regra avaliar o clima da organização.
Utilizar uma pesquisa consiste em um método efetivo para mensurar o clima corporativo. Desta forma, conforme a percepção dos colaboradores, podemos ter informações exatas sobre o que fazer.
Diversos fatos devem ser avaliados para entender como é o ambiente organizacional. Exemplos:
- Chances de crescimento;
- Estrutura do ambiente;
- Gestão e liderança;
- Relacionamento entre colaboradores;
- Soluções operacionais.
Quais os benefícios do RH 5.0?
Uma vez que recursos digitais e automatizados existem na empresa, há diversas vantagens. Uma delas é reduzir as falhas humanas, poupando tempo e dinheiro para otimizar operações. Aprenda a seguir as 4 vantagens do RH 5.0.
1 — Transparência comunicativa
O colaborador não será um detrator se sente segurança e conforto com a cultura organizacional. A comunicação unificada e verdadeira é estimulada na gestão do RH 5.0.
De fato, gestores estão predispostos a receber sugestões ou relatos de problemas. Os colaboradores não sentem receio em informar fatos.
Ademais, com feedbacks horizontais e constantes pesquisas, o RH tem mais condições de avaliar pontos de atenção.
2 — Mais produção
O crescimento da produtividade decorre do investimento na satisfação dos funcionários. Quando percebem os prós as equipes engajam e entregam com mais qualidade.
Isso explica a razão de o negócio se empenhar para compreender as demandas dos clientes. Essa compressão pode envolver flexibilidade nas jornadas, equipamentos avançados, suporte ou outros pontos.
Compreender as demandas dos colaboradores é o que torna o ambiente motivador e saudável.
3 — Reter talentos
Desenvolvimento organizacional, clima, liderança e boas práticas do RH 5.0 convencem os melhores colaboradores a permanecerem na empresa.
Quando a pessoa se sente recompensada de maneira financeira e profissional, não considera trocar de empregador. Fazer o staff sentir a valorização pessoal é um dos lados positivos do RH.
Valorizados, os profissionais vestem a camisa e operam para melhorar cada vez mais nos resultados. Convencidos de que estão na melhor empresa, estes colaboradores não se preocupam em buscar novas oportunidades no mercado.
4 — Melhorar a relação com clientes
Uma vez que os colaboradores se tornam promotores da marca, é de esperar a melhora na reputação.
Desta forma, clientes preocupados com a opinião pública estão mais convencidos a contratar uma empresa muito bem falada em níveis mercadológicos.
As equipes que defendem o negócio e o promovem ajudam a otimizar as operações. Isso engloba os ganhos de qualidade para o atendimento ao público.
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-
reparos;
-
treinamentos;
-
servidores.
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