Escolher um software adequado para auxiliar na gestão empresarial ajuda a reduzir gargalos e otimizar a produção. Ao mesmo tempo, a ferramenta ajuda no planejamento e controle de gastos, além de permitir o acesso a diversas outras funcionalidades. Porém, a implementação de um ERP também exige atenção.
A adequação a um novo sistema nos processos empresariais podem gerar algumas dificuldades. Mas isso não precisa ser um grande desafio, muito menos se tornar um impeditivo para a adoção da solução — na verdade, existem práticas que podem auxiliar nesse momento.
Quer saber quais são? Continue a leitura para saber mais sobre a implementação de um ERP e veja 6 dicas para ter sucesso na estratégia!
O que é e como funciona um ERP?
A sigla ERP significa Enterprise Resource Planning — que pode ser traduzido como “Planejamento dos Recursos da Empresa”. Na prática, esse é um sistema utilizado para fazer a gestão integrada, centralizando informação de todos os setores, como o de vendas, marketing, finanças, estoque, etc.
Quais são os benefícios de implantar um sistema ERP na empresa?
Devido ao seu funcionamento, um sistema ERP consegue entregar uma série de benefícios para o negócio. Veja os principais:
- maior agilidade nos processos;
- centralização de informações;
- otimização dos fluxos e processos;
- padronização de informações e procedimentos;
- automatização de tarefas;
- aumento da produtividade;
- suporte para a tomada de decisão.
Quando implantar um ERP?
Também é comum se perguntar quando vale a pena implementar um ERP na empresa. Na prática, o ideal é contar com ele assim que identificar os benefícios dessa solução. Afinal, quanto antes você adotar o sistema, mais cedo aproveitará as vantagens.
Porém, é bastante comum que as empresas busquem a solução quando percebem maiores dificuldades no controle de processos e dados, ou identificam necessidades de integração. Para decidir se é o momento certo para o contrato, avalie o que ele consegue entregar.
Em geral, o ERP consegue otimizar processos, auxiliar no controle financeiro, dar suporte para a gestão e melhorar o relacionamento com os clientes. Com tantas vantagens, também é comum que exista um ótimo custo-benefício.
Quais são as 5 dicas para a implementação de um ERP?
A implementação do sistema ERP exige atenção para que consiga entregar os resultados esperados. A seguir, mostramos 6 dicas para facilitar essa transição. Confira!
Fazer um bom planejamento
Para começar, faça um bom planejamento para entender como será feita a implementação do ERP. Defina metas e prazos, prepare o time, organize os processos e liste todas as medidas necessárias para incluir o uso do software nos processos da empresa.
Garantir que a equipe seja bem treinada
Um ERP traz diversos benefícios. Porém, para ser possível entregar esses resultados, a equipe que o utiliza precisa saber como aproveitá-lo corretamente. Portanto, invista em treinamentos e capacitações para que os colaboradores tenham condições de aproveitar o sistema com maior eficiência.
Fazer a migração de dados
Provavelmente, a sua empresa já conta com alguma ferramenta para a gestão de dados e suporte na administração. Para uma boa transição na implementação do ERP, é preciso analisar como as informações serão migradas para o novo sistema. Afinal, todos os dados precisarão estar disponíveis na ferramenta para que ela consiga ser usada de maneira eficaz.
Nesse caso, também é importante entender quais dados são essenciais, quais procedimentos seguir para mantê-los seguros e garantir que a migração aconteça sem erros ou danos aos dados.
Verificar a infraestrutura e as atualizações
A implementação do ERP também exige atenção à infraestrutura para execução do software, para garantir que o processo seja escalável e adequado às necessidades do negócio. Aqui, um dos pontos essenciais é como se dará o funcionamento. Existem duas principais alternativas:
- On premise: é instalado em servidores da empresa e não exige conexão à internet;
- On cloud: é um ERP online, com hospedagem na nuvem e com acesso via internet.
Então avalie qual alternativa se alinha melhor a empresa e verifique se o ERP desejado consegue funcionar com a infraestrutura do negócio.
Contar com um suporte contínuo
Por fim, vale contar com suporte contínuo para ajudar em todas as etapas. Uma das formas de aplicar essa dica é contar com a EZ4 e um ERP de qualidade, como o Protheus. Oferecemos uma consultoria homologada à TOTVS apresentando as melhores soluções para facilitar a usabilidade do software.
Como você viu, seguindo essas dicas, a implementação do ERP acontecerá de maneira mais tranquila e com maior segurança para a empresa. Então vale a pena se organizar para adotar essas práticas e otimizar a gestão do negócio.
Quer aproveitar a oportunidade para adotar essa solução? Aproveite e conheça o ERP Protheus!