A garantia de chegada de uma mercadoria com segurança em solo estrangeiro é um dos principais pilares do comércio exterior, por isso, a gestão de logística internacional é fundamental para quem deseja expandir o negócio.
É um processo que requer organização e conhecimento sobre as características dos produtos e da legislação correspondente. Um erro pode acarretar atrasos no envio ou chegada da mercadoria, assim como prejuízos financeiros.
Afinal, o que é a logística internacional e qual a importância do processo para o comércio exterior? Continue lendo e veja como otimizar a gestão de logística internacional da sua empresa!
A logística é o processo de organização e otimização do fluxo de materiais de um ponto a outro, ou seja, do fornecedor para o consumidor. Seu principal objetivo é garantir que a mercadoria chegue ao destino para suprir uma necessidade, sem atraso e avarias.
Logo, a logística internacional obedece a esse conceito, porém em operações entre países que envolvem a alfândega e processos aduaneiros, precisa atender à legislação e às regras do comércio exterior.
Para isso é preciso lidar com as normas e critérios dos modais de transporte estrangeiro, que podem ser aeroviário, ferroviário, aquaviário, dutoviário ou rodoviário. A principal preocupação é definir um meio de transporte que garanta a eficiência da logística internacional, sem intercorrências.
Dentro do fluxo de trabalho da gestão de logística internacional estão importantes desafios:
A logística está relacionada às estratégias de venda de uma empresa e, no caso das atividades internacionais, à expansão do negócio. Por isso, é uma área determinante para o comércio exterior, que influencia na credibilidade do país.
Com as oscilações da economia brasileira e incertezas do mercado, muitas empresas têm enxergado no mercado internacional boas possibilidades de expansão e investimento. Além do crescimento desse tipo de atividade, operar em outra moeda pode ser mais rentável e ajudar a sobreviver à crise instaurada no país.
Diante de uma globalização cada dia mais evidente e o relacionamento comercial entre países facilitado pela tecnologia e internet, a logística internacional chega para agregar valor às ações estratégicas do comércio exterior.
Entretanto, o processo logístico internacional envolve planejamento and custos operacionais tanto internos, quanto externos de envio ou recebimento da carga, entre tributos, embalagem, armazenamento, transporte, despacho aduaneiro, entre outros.
Com uma gestão de logística internacional eficiente, é possível competir em um mercado tão aquecido e diferenciar a empresa em seu segmento. Seja para importação ou exportação, a logística internacional deve cumprir o seu papel para ampliar as relações exteriores e aumentar as oportunidades.
Portanto, para assegurar a entrega para o cliente dentro do prazo, com um serviço de qualidade e preço justo, a gestão da logística internacional é imprescindível. Ao estabelecer um padrão de operações, o fluxo de rotina se manterá atualizado, o que favorece a circulação da informação, o controle das finanças e o monitoramento da movimentação de cada carga.
Nesse contexto, se tratando da comercialização de mercadoria com origem ou destino a outro país é preciso considerar algumas variáveis. Dentre elas a distância geográfica, a diferença de idioma, o fuso horário, a diferença de cultura e o tipo de modal mais apropriado.
Esses e diversos outros aspectos devem ser pensados e planejados na gestão de logística internacional, para evitar contratempos. Conhecer bem o processo logístico e a legislação voltada para o Comex são fatores importantes, pois disso depende o sucesso das operações e da empresa.
A logística internacional exige atenção e cuidado desde a etapa de planejamento, considerando o compromisso estabelecido com o cliente. Ao negociar o envio de uma mercadoria e acordar um prazo, certamente, ele espera receber até a data agendada.
Para otimizar o processo geral desse tipo de logística e aumentar o nível de assertividade na gestão de logística internacional, você pode seguir alguns passos. Relacionamos os principais e mais importantes!
Prever a demanda é se antecipar e estar um passo à frente da concorrência, pois se sua empresa tiver os produtos que o consumidor precisa, para entrega em determinado prazo, com uma boa negociação de preços, terá mais chances de fechar o negócio.
Com a previsão é possível manter um estoque enxuto, pronto para atender às demandas de rotina ou sazonais, considerando as épocas específicas de cada país. Assim, você garante a entrega dentro do prazo e deixa o cliente satisfeito por ser atendido.
Vale lembrar que o processo de logística internacional é mais complexo e demorado, por vezes burocrático, por isso, a previsão de demanda deve também considerar o fator entrega como parte da operação e que, para isso, todo o fluxo precisa funcionar corretamente.
A escolha do modal adequado para as operações logísticas da sua empresa é determinante, especialmente, pelos critérios aduaneiros que não podem ser negligenciados — a forma de movimentação da carga faz diferença nos custos e no prazo de envio e recebimento.
De modo geral, o modal mais utilizado é o aquaviário, devido à facilidade de transporte de cargas em contêineres marítimos. Além de transportar os mais variados tipos de mercadorias e cargas, os custos costumam ser mais interessantes.
O importante é planejar o envio da mercadoria considerando a realidade da sua empresa, o país de destino, a distância a ser percorrida e a segurança do transporte — avaria e garantia de chegada.
A logística internacional exige dois tipos de frete — para transporte interno e para o transporte internacional — com preços distintos. Negociar essa taxa é fundamental para a precificação final direcionada ao cliente.
Quanto menor o valor do frete, melhor será o preço dos produtos exportados e maior a satisfação do cliente. Por isso, sempre que possível, negocie os fretes e mantenha certa fidelização, pois assim você pode conseguir preços mais atrativos.
Lembre-se de que muitas cargas demandam a contratação do seguro de cargas, pelo importador ou exportador, para proteger de possíveis sinistros. Ele pode tanto ser uma exigência do comprador, com uma oferta diferenciada do vendedor e independentemente da responsabilidade, deve ser considerado na hora de fechar o frete.
Ter um software para gestão de logística internacional é essencial para centralizar as operações e possibilitar o acompanhamento dos processos relacionados às transações do comércio exterior.
Por meio de um sistema você pode monitorar todo processo, gerenciar pedidos, embarques, emissão de documentos, certificados, relatórios e follow-ups. Muitos módulos e versões permitem, inclusive, a integração com o Siscomex e controles cambiais, o que aumenta a eficiência e segurança do processo informacional.
Sem contar que esse é um recurso tecnológico que otimiza o fluxo de rotina das equipes ao passo que reduz o risco de erros do trabalho manual. O cálculo de frete e de tributos, por exemplo, quando realizados de forma automática garante o valor correto e o não esquecimento.
Com uma solução inteligente, integrada e atualizada, será mais fácil rastrear qualquer mercadoria e deixar o cliente bem-informado e satisfeito. Ao manter o controle sobre o processo de logística internacional, você não só eleva o potencial de confiança, como também a qualidade dos serviços prestados.
Agora você já sabe o quanto uma boa gestão de logística internacional faz diferença para quem deseja ganhar novos mercados e se manter estável. Quanto mais aprimorado o processo da sua empresa, melhor será a entrega e as chances de fidelização dos seus clientes.
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