As organizações têm passado por grandes transformações nos últimos anos, não apenas em sua estrutura, mas por uma mudança de mindset. Nesse contexto, a comunicação colaborativa é uma tendência que cresce cada dia mais.
Entre consumidores, colaboradores e profissionais especializados, diversas pessoas são convidadas a participar do processo de criação de projetos — uma participação ativa para contribuir com sugestões e, assim, transformar ideias e ações efetivas.
Mas afinal, o que é a comunicação colaborativa? Neste post, além de conhecer e entender o conceito, vamos mostrar os benefícios dessa estratégia. Continue lendo e veja como o TOTVS Fluig pode ajudar nesse processo!
Nunca a opinião alheia foi tão importante e bem-vinda, seja em reuniões ou grupos de sugestões. A comunicação colaborativa é o modo de contar com a participação de clientes, profissionais da empresa ou terceirizados para unificar suas experiências e percepções em benefício das ações desenvolvidas pela marca.
Com um princípio de diálogo e reciprocidade, esse tipo de comunicação favorece o coletivo, onde todos têm o direito de compartilhar suas ideias. A cooperação pode trazer resultados surpreendentes e aumentar as chances de vantagem competitiva no mercado.
De modo geral, a comunicação colaborativa descentraliza a tomada de decisão sem, contudo, tirar a autonomia e autoridade da gestão. Ao contrário, nesse cenário, o gestor aproveita as potencialidades individuais com suas ideias inovadoras, adequando aos propósitos da empresa.
Ter um time colaborativo amplia a visão sobre as possibilidades e oportunidades, tanto dentro, quanto fora da empresa. Entre os mais diversos benefícios de implementar a comunicação colaborativa em uma empresa, estão:
. comunicação institucional é complexa e de difícil entendimento, quando não implementada da forma correta. É preciso definir canais oficiais e assegurar que as mensagens estão sendo transmitidas adequadamente.
Para desenvolver bem a cultura colaborativa e fazer da comunicação uma aliada eficiente na elaboração de projetos ou ideias é crucial ter um bom planejamento. A participação das pessoas, independentemente de clientes, parceiros e colaboradores, deve ter um sentido claro e fundamentado.
Trouxemos como dicas alguns aspectos que você pode utilizar para promover a cultura colaborativa na sua organização. Confira!
O primeiro passo é entender como está a sua empresa no momento, ou seja, qual o contexto atual, se tratando de comunicação, hierarquias, posicionamento das lideranças, ferramentas e recursos disponíveis, necessidades dos colaboradores e objetivos do negócio.
Se estamos falando de colaboração, cooperação e compartilhamento de ideias é primordial que todos os envolvidos estejam em sintonia. Antes de implementar a cultura colaborativa, pode ser que você tenha que fazer mudanças estruturais e comportamentais.
A comunicação colaborativa deve ser clara e objetiva, compreensível a todos e sem ruídos. Como varia de empresa para empresa, o modo como será desenvolvida depende da definição dos meios por onde as informações e ideias serão compartilhadas e transmitidas.
Para fomentar a participação dos clientes, colaboradores e parceiros é preciso que eles sintam que têm abertura e liberdade de participação. A fluidez das conversas, os canais utilizados e a clareza na proposta de comunicação colaborativa estimulam a cooperação.
Os líderes devem ser os primeiros a aderir à ideia de comunicação colaborativa, uma vez que têm um papel fundamental no envolvimento dos colaboradores e demais participantes. A liderança é exemplo e, como tal, deve se manter motivada para engajar e gerar entusiasmo.
Para estabelecer uma cultura colaborativa é necessário oportunizar um ambiente favorável ao trabalho cooperativo. Não só promover o encontro entre as pessoas, mas facilitar a troca de informações constantes, e assegurar que todos estejam sintonizados.
Dos espaços físicos aos canais de comunicação, a empresa deve oferecer condições para que a comunicação colaborativa se desenvolva sem barreiras. Quando todos se sentirem úteis, com suas ideias ouvidas e implementadas, você terá uma cultura colaborativa sedimentada.
A tecnologia é uma grande aliada no desenvolvimento da cultura colaborativa para colocar em prática uma comunicação eficiente e fluida, conectando pessoas e ideias — com as ferramentas colaborativas é possível obter excelentes resultados.
Exemplo disso é o TOTVS Fluig;, uma solução para ajudar na implementação de uma cultura de comunicação colaborativa na empresa. Com ela você consegue otimizar os processos e unificar a comunicação no dia a dia, trazendo um ambiente de trabalho moderno, colaborativo, dinâmico e prático.
Somos a EZ4, Consultoria TOTVS especializada em soluções para negócios com a missão de oferecer serviços na área de tecnologia da informação de maneira inovadora, simples e diferenciada. Temos o propósito de ajudar nossos parceiros a experimentarem um crescimento sólido e sustentável.
Como você viu, a comunicação colaborativa é um viés importante na construção de uma cultura de cooperação e solidificação do relacionamento entre empresa, parceiros e clientes. Além de estimular o senso de pertencimento nos colaboradores que têm a chance de desenvolverem sua carreira.
Gostou do post? Agora que você já sabe da importância de contar com a criatividade coletiva e que a tecnologia pode acelerar o crescimento da sua empresa, entre no nosso site, conheça as soluções TOTVS e suas funcionalidades!