Site icon EZ4

Comércio exterior: os principais erros que você deve evitar

Na foto, temos a visão aérea de um navio de carga no oceano, realizando o comércio exterior.

Com a globalização e avanço tecnológico, as relações comerciais entre países se tornaram comuns e com processos cada vez mais práticos, rápidos e eficientes. Trata-se de uma realidade que está a todo vapor no Brasil, onde o comércio exterior movimenta grande parte da economia nacional em diversos segmentos.

Embora seja um setor extremamente atrativo e que oferece inúmeras oportunidades para o crescimento econômico, é imprescindível ter atenção especial para lidar nesse ambiente — em outras palavras, adotar alguns cuidados é essencial para evitar transtornos que podem causar grandes prejuízos para os resultados de um negócio.

Se você pretende iniciar atividades no comércio exterior, seja em importações, exportações ou outras atividades, entender melhor esse assunto é indispensável. Pensando nisso, confira neste post quais os principais erros e como evitá-los para elevar as possibilidades de sucesso no seu negócio!

O que é o comércio exterior e quais suas particularidades?

The comércio exterior consiste nas atividades de comercialização de produtos e serviços entre países. Trata-se de um conjunto de negociações e processos importantes para a economia global, responsável por gerar milhares de empregos e possibilidades.

Nesse sentido, o comércio exterior pode acontecer em duas formas, que são:

Diante disso, é uma atividade milenar e que se modernizou muito com o avanço tecnológico e a transformação digital — que facilitam as negociações, processos burocráticos, financeiros, comunicação e transporte, gerando maior qualidade, confiabilidade e reduzindo os custos operacionais.

Sendo assim, cada nação conta com regras fiscais e leis para regularizar os processos do comércio exterior, seja nas importações ou exportações. Sobretudo, são processos que estão submetidos a tributações, que devem ser observadas com atenção por todas as partes envolvidas, pois impactam nos valores, direitos e deveres.

O panorama sobre as importações e exportações no Brasil

Mesmo após um período de crise e grande instabilidade econômica, o comércio exterior foi um dos mais promissores no país. Apesar dos impactos em todos os setores, as negociações mantiveram resultados e ainda apresentam potencial de crescimento.

De acordo com o monitor do comércio exterior do Ministério da Economia, o volume de exportações cresceu 0,8% e as importações 5,5% em novembro de 2021. Dados que demonstram que o setor está em constante recuperação e pode oferecer novas oportunidades em um futuro próximo.

Os erros mais comuns no comércio exterior e como evitá-los

O Brasil conta com um comércio exterior movimentado, como vimos no tópico anterior. Com isso, seja em importações ou exportações, observar alguns fatores é muito importante para garantir operações seguras, que vão contribuir para a sua satisfação e atender os objetivos da empresa.

Em outras palavras, os processos do comércio exterior muitas vezes são complexos, por isso, é válido tomar cuidados e evitar falhas que geram grandes prejuízos. Desse modo, todas as operações devem ser conduzidas por meio de um bom planejamento e conhecimento de mercado, para ter negócios de acordo com as expectativas das empresas, sejam vendedores ou compradores.

Veja a seguir, quais são os principais fatores que devem ter atenção e como evitar erros!

Não calcular tributos de importação

Toda operação que envolve o comércio exterior é passível da aplicação de tributos, e não considerar esse fato pode comprometer todo o planejamento financeiro. Portanto, antes de iniciar as negociações, procure profissionais especialistas em contabilidade e utilize um sistema fiscal eficiente para ter previsibilidade de todos os encargos para a operação.

Não cumprir a legislação aduaneira

Durante o processo de importação ou exportação, é preciso seguir as determinações do fisco de forma adequada, além de realizar a declaração para a Receita Federal. Para evitar problemas com as legislações sem prejuízos, é indispensável analisar todas as leis aplicáveis à operação e garantir que tudo esteja devidamente regularizado.

Não conhecer os fornecedores

Os fornecedores são parte fundamental para as operações do comércio exterior, e não atender sobre esse ponto pode fazer você adquirir produtos de baixa qualidade. Sendo assim, pesquise bastante sobre a empresa, seus produtos e a reputação do mercado, analisando inclusive, a experiência de outros clientes com o mesmo item.

Não automatizar os processos

A tecnologia chegou para tornar as tarefas mais fáceis, rápidas e com menos erros, por isso, ignorar esse fator e não otimizar processos é um erro grave. Nesse sentido, é válido priorizar sistemas modernos e softwares capazes de reunir funcionalidades que ajudem a executar uma gestão precisa e eficaz, evitando qualquer tipo de risco.

Para isso, você pode avaliar as seguintes funções em um sistema de comércio exterior:

Não monitorar o custo de produtos importados

Um erro muito grave e que causa transtornos a qualquer negociação é não monitorar o preço dos produtos importados. Afinal, são influenciados por diversos aspectos relacionados ao câmbio, políticas internas, externas, inflação e outros fatores que têm um peso decisivo no valor final que será desembolsado.

Em vista disso, é essencial ter atenção ao preço de um produto importado e monitorar o histórico, inclusive, para encontrar boas oportunidades. Além disso, é um fator que vai ajudar a ter previsibilidade e a desenvolver um planejamento financeiro eficaz, que atua para evitar perdas e gastos desnecessários.

Não controlar o estoque

O estoque é um dos principais ativos de uma empresa e tem relação direta com a performance do negócio no mercado. Por isso, não desenvolver uma boa gestão é um erro grave e que tem potencial para causar diversos prejuízos, principalmente relacionados com a perda de produtos que não foram vendidos a tempo.

Nesse sentido, desde sempre garanta que a gestão do estoque seja eficiente e proporcione um controle estratégico de todo o setor. Dessa forma, será possível ter dados relevantes para direcionar as importações e exportações de uma maneira inteligente e que não provoque danos aos resultados do negócio — além de otimizar a gestão logística internacional na sua empresa.

O planeamento é essencial para ter sucesso no comércio exterior

Ter um bom planejamento é indispensável para qualquer atividade profissional, e no caso do comércio exterior, é coerente adotar cuidados especiais — como são operações que normalmente contam com valores consideráveis, expostos ao câmbio e tributações, planejar cada etapa é a melhor maneira para evitar surpresas.

Trata-se de uma estratégia imprescindível para ter previsibilidade e aproveitar melhor os momentos do mercado, gerando lucratividade e bons resultados. Além disso, um bom planejamento garante que todas as regras e leis sejam cumpridas — fator essencial para manter a regularidade e a imagem positiva nas relações comerciais no exterior.

Em vista disso, não deixe de contar com apoio especializado, garantir a inovação nos seus processos e começar no mercado internacional de forma correta, Sobretudo, evitando erros considerados simples, mas que tem o potencial para provocar danos irreparáveis ao negócio.

A transformação digital é uma aliada do comércio exterior

A tecnologia se tornou essencial para inúmeras atividades empresariais, inclusive nos processos de importação e exportação. Afinal, oferece recursos e soluções modernas, capazes de otimizar as tarefas e reduzir custos, o que é algo valioso para uma empresa no comércio exterior.

Diante disso, considerar o uso de recursos digitais, como os softwares, é imprescindível para evitar erros graves, como os que citamos anteriormente. Sobretudo, a tecnologia também é uma aliada para melhorar a experiência do cliente e construir relações agradáveis com empresas de outros países.

Exemplo disso são os sistemas inteligentes de comércio exterior, que oferecem recursos digitais para gerenciar os processos de importação e exportação. Além de monitorar indicadores de uma forma intuitiva, permitem acesso a funcionalidades gerenciais e operacionais, tudo de forma centralizada.

Inclusive, com serviços digitais direcionados para gerenciar as obrigações da empresa em relação ao comércio internacional. Um aspecto que torna tudo mais fácil e descomplicado, garantindo que todos os pontos sejam atendidos e evite possíveis transtornos determinados por lei.

Por esses motivos, é um bom caminho ter a tecnologia como aliada para conduzir as suas atividades da melhor forma possível. Além de otimizar o trabalho das equipes da empresa e ter todas as condições para inovar e ir em busca de novos desafios e oportunidades.

Podemos concluir, que atuar no comércio exterior é uma atividade que deve ser executada com muito planejamento e dedicação, para evitar erros e grandes complicações. Portanto, não deixe de contar com apoio profissional para conduzir seus negócios da melhor forma possível, dentro da legalidade e favorecendo excelentes resultados, como é o caso da EZ4.

Gostou do post? O que acha de ler outro conteúdo sobre o assunto e continuar aperfeiçoando os seus conhecimentos? Não perca tempo e leia agora mesmo o nosso artigo: gestão logística internacional e entenda mais sobre esse importante assunto!

Exit mobile version