Existem diversos processos que devem ser concluídos antes que um produto ou serviço seja disponibilizado ao consumidor. Eles se relacionam com todas as áreas administrativas e financeiras da empresa, podendo ser concentradas no backoffice. Você já conhece esse conceito?
Traduzindo o termo em inglês, ele pode ser entendido como a retaguarda ou o suporte para todo o negócio. No entanto, a falta de conhecimento sobre esse setor pode fazer com que a empresa deixe de aproveitar o seu potencial.
Pensando nisso, preparamos este conteúdo para explicar o que é o backoffice e as vantagens que ele proporciona. Confira a seguir!
O backoffice tem como objetivo permitir que a empresa forneça produtos ou serviços com a qualidade esperada, dentro dos prazos combinados. Desse modo, os colaboradores do setor trabalham oferecendo suporte para o negócio, evitando erros ou desvios nas operações. Na prática, ele envolve diversos departamentos, como o jurídico, financeiro, administrativo, contábil etc.
Ou seja, envolve as funções e atividades que não lidam diretamente com o público. No entanto, embora a atuação do backoffice não seja percebida pelos clientes, ele exerce um papel fundamental para o alinhamento das entregas efetuadas pelo negócio. Para tanto, é preciso ter ferramentas adequadas para possibilitar a realização das atividades necessárias.
Entendendo o conceito, fica mais fácil identificar por que o backoffice é tão relevante para os negócios. Na prática, ele é o responsável por fazer com que a empresa mantenha o seu funcionamento correto, considerando todos os detalhes envolvidos — desenvolvimento de produtos, controle de estoque, atividades de faturamento e cobrança, entre outros.
Basicamente, é como se a companhia fosse um relógio e o backoffice funcionasse como as engrenagens que fazem os ponteiros rodarem de forma correta. Além disso, a sua atuação é ampla, envolvendo desde etapas de planejamento até a solução de problemas. Portanto, pode trabalhar com questões, como:
Após entender o que é backoffice e a sua importância, é necessário saber como implementá-lo corretamente na empresa. Nesse caso, uma dica fundamental é ter o suporte da tecnologia, com sistemas integrados que auxiliem no acompanhamento de processos e demandas do negócio.
Isso porque o bom funcionamento de uma empresa exige uma visão ampla, que conecte os diferentes setores, ainda que eles atuem separadamente e sem uma relação próxima. Ademais, a tecnologia permite acesso a sistemas desenvolvidos com essa finalidade, promovendo também a automação de processos. Logo, é possível aproveitar mais benefícios, como:
Para aproveitar todos os benefícios citados, é fundamental saber como escolher um software que se alinhe às necessidades da empresa. Aqui, a dica é contar com ERP Protheus — ele permite reunir os dados das diversas áreas da empresa e automatizar os processos. Assim, é possível conquistar maior eficiência e melhores resultados na companhia.
Ademais, com a EZ4 você conta com serviços de softwares corporativos que auxiliam no controle de informações, dados, recursos e processos para o backoffice. Dessa maneira, é possível aproveitar todas as vantagens e benefícios do desenvolvimento do empreendimento.
Pronto! Agora que você já sabe mais sobre o backoffice e o seu papel nos negócios, vale a pena rever processos para aproveitar o potencial dos setores que o empregam. E não se esqueça de ter ferramentas adequadas para dar o suporte que a companhia precisa e garantir resultados positivos.
Quer saber mais sobre como a tecnologia pode auxiliar o negócio? Acesse o nosso site para conhecer as soluções disponíveis!