O armazenamento em nuvem há tempos vem se tornando um recurso cada vez mais utilizado pelas empresas que desejam segurança na guarda de dados. Além de inibir as ações de fraude, preserva o acervo documental da empresa.
A praticidade da solução torna a rotina mais ágil, com acesso rápido a informações que, muitas vezes, servem de base para a tomada de decisões. Um processo que levaria muito tempo de busca em caso de arquivo físico.
Neste post trazemos o conceito do armazenamento em nuvem e como funciona dentro de uma empresa. Continue lendo e veja as vantagens de usar a nuvem para guardar os dados e como uma solução especializada pode ajudar nesse sentido!
O que é e como funciona o armazenamento em nuvem?
Também chamado de cloud computing, é um sistema da computação usado para a guarda de dados em um servidor online. Esses dados podem estar em formato de arquivos, documentos, imagens ou qualquer informação disponibilizada na internet.
Dessa forma, as pessoas autorizadas podem acessar e manusear os arquivos de qualquer lugar que permita a navegação online. Podem ser usados celular, tablet ou computador, desde que conectados à internet.
Existem 3 tipos de armazenamento em nuvem:
- Nuvem pública – oferecido por empresas grandes, de referência no mercado como Amazon e Google, Microsoft, com um modelo de serviços em que os custos de manutenção e atualização são rateados entre os usuários;
- Nuvem privada – voltado para empresas com um volume de médio a grande de dados, sendo necessário o investimento na estrutura na instalação de um datacenter e gastos com manutenção;
- Nuvem híbrida – mescla características do serviço público e privado, em que a estrutura é da própria empresa, podendo compartilhar dados entre nuvens públicas.
Quais os benefícios de armazenar os dados em nuvem?
O uso de dados, sobretudo, na tomada de decisão, está cada vez mais comum nas empresas. Quando lançados em indicadores específicos, ajudam na análise de um cenário que pode contemplar passado, presente e futuro.
Com o surgimento de métodos como o Big Data e o Business Intelligence, fortalecidos pela cultura Data Driven, os dados são coletados, filtrados, tratados e armazenados para serem usados estrategicamente.
É nesse sentido que encontramos vantagens significativas de armazenar em nuvem tudo aquilo que pode ser útil para a empresa, de curto a longo prazo. Veja alguns desses benefícios!
Gerenciamento de informações
Com o armazenamento em nuvem, os dados são centralizados em um mesmo ambiente, otimizando a busca e facilitando o gerenciamento das informações.
Se um gestor precisa avaliar a performance de vendas devido às ações de marketing, por exemplo, não terá que ir em cada departamento para coletar dados. O mesmo acontece com o departamento de RH e todo o processo de avaliação de desempenho dos colaboradores.
Redução de tempo
Imagine se a cada vez que o gestor precisar de dados e informações de diferentes setores tiver que realizar reuniões ou solicitar aos responsáveis. Com o armazenamento em nuvem, a busca pode ser reduzida pela metade, sobrando mais tempo para a análise.
Segurança
Os dados em nuvem estão mais protegidos do que se estiverem armazenados em um servidor físico ou estações de trabalho. Com isso, não há motivos para se preocupar com o acesso de pessoas não autorizadas, pois esse tipo de armazenamento é feito por criptografia, que transforma as informações em código indecifráveis.
Acessibilidade
A simplicidade de acesso a qualquer conteúdo de dados em nuvem é outro ganho dessa modalidade. Sem contar no compartilhamento de informações via arquivo, que ocorre muito mais rápido do que pelo método tradicional de envio.
Os arquivos extensos têm um carregamento rápido, chegando ao destinatário em tempo muito menor do que se fossem enviados a partir de uma máquina. Esse é um aspecto importante no mundo corporativo, pois gera impacto direto na produtividade e eficiência.
Economia
Falamos sobre a economia de tempo, mas o fato é que uma das grandes vantagens do armazenamento em nuvem é a redução de custos. Com esse serviço, a empresa terá um investimento inicial na aquisição de uma boa solução, mas, em contrapartida, reduzirá despesas.
Não será mais necessário, por exemplo, manter um arquivo físico, ou seja, um espaço para armazenamento de documentos, além dos gastos com impressão. Sem contar que é possível eliminar a mão de obra de um colaborador específico para gerenciamento da área.
Como você pode ver, o armazenamento em nuvem proporciona uma série de melhorias na gestão de dados da empresa, e com a solução Cloud para a aplicação do ERP Protheus, você pode terceirizar a guarda de dados da sua empresa com segurança, contando com a comodidade do suporte especializado.
Se você gostou do post e pensa em migrar seus dados para o armazenamento em nuvem entre agora mesmo em contato com a gente para conhecer em detalhes nossa solução e como podemos ajudar nesse processo!