A aplicação da comunicação unificada permite à empresa padronizar o modo de transmitir informações a todos que de alguma forma estão envolvidos com o negócio. Um formato que reduz os erros de interpretação e aumenta a confiabilidade das mensagens.
O uso de canais institucionais possibilita um movimento mais dinâmico dentro da organização. Por isso, é importante aproveitar as contribuições da tecnologia e buscar alternativas que vão além do bom e velho telefone.
Mas, o que é a comunicação unificada? Neste post, além de entender o conceito você vai conhecer as funcionalidades desse tipo de comunicação. Continue lendo e veja quais são os principais benefícios!
Quando falamos em comunicação, sobretudo a empresarial, logo, surgem à mente os meios mais tradicionais, como telefone e e-mail. No entanto, a evolução tecnológica tratou de criar diferentes modelos de canais.
Com o intuito de ampliar a interação e melhorar os processos das empresas, a comunicação unificada surgiu para integrar os diversos canais em uma mesma plataforma de gerenciamento, seja de maneira física ou remota.
Nesse contexto, vários dispositivos são usados, conforme a capacidade de cada um de absorver as funcionalidades dos canais. Além do telefone e e-mail já citados, outras ferramentas são eficientes na promoção de uma comunicação padronizada.
Alguns exemplos são SMS, chatbots, voicebot, aplicativos de mensagens, secretária eletrônica, sinalização digital, tela multimídia, videoconferências. Dentro de uma nova proposta de arquitetura tecnológica, a comunicação unificada integra empresa, pessoas e processos de forma padronizada e continuada.
Vamos imaginar um cliente que entra em contato pelo chat e é orientado a enviar um e-mail relatando informações importantes sobre o problema que precisa resolver, para continuidade do atendimento.
O setor responsável tem a opção de retornar na mesma mensagem ou fazer uma ligação para explicar os detalhes — tudo isso sem perder o registro das conversas, o que é essencial para garantir uma experiência diferenciada.
A comunicação unificada abrange funcionalidades importantes de uma empresa. Direcionada para a integração, suas aplicações podem ser eficientes em:
Existem vantagens significativas na implementação de uma comunicação unificada empresarial. A utilidade dos canais integrados se traduz em alguns benefícios relevantes para o negócio, confira!
Imagine que o atendimento pode ser realizado dentro ou fora da empresa, o que reduz o risco de perda dos clientes por falta de atendentes. A mobilidade oferece possibilidades de atendimento com softphones funcionando em equipamentos sem fio e smartphone, por exemplo.
Com tantos recursos de comunicação, a gestão terá maior embasamento de informação para tomar decisões mais confiáveis.
Apesar do aumento de canais e da integração, a comunicação unificada trata de simplificar os processos e facilitar o dia a dia das equipes, ao centralizar as informações para consultas sempre que necessário.
Se houver um gerenciamento de múltiplas ferramentas, o setor de tecnologia da informação terá maior segurança de dados com o monitoramento de uma interface integrada e unificada.
A realização de backups programados e automáticos ajuda a resguardar as mensagens geradas e reduzir o medo de perda de informações importantes.
O objetivo da plataforma no-code TOTVS Fluig é unificar os processos e melhorar a administração interna das empresas. Com uma ferramenta automatizada, as equipes têm mais condições de trabalho nas operações de rotina, aumentando a produtividade e acelerando os resultados.
É uma ferramenta completa que permite:
Como você pode ver, a comunicação unificada incorporada em uma solução inteligente e automatizada pode trazer otimização para os processos da sua empresa e agilidade na atuação dos colaboradores envolvidos, aumentando o potencial de crescimento do negócio.
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